No dia seis de agosto de 1969, iniciaram-se as atividades do Instituto Maria Montessori, fundado pelas professoras Iêda de Oliveira Silva e Maria de Oliveira Silva. O Instituto Maria Montessori surgiu de um ideal de escola diferente, onde o aluno é o centro de todas as atividades, uma escola em que ele é a pessoa mais importante.

As fundadoras do colégio, após pesquisarem sobre métodos de ensino, decidiram-se pelo método tradicional de ensino, incrementado com alguns conceitos da educadora Maria Montessori, no qual a criança é orientada no sentido de ser responsável, livre, emocionalmente equilibrada e engajada na sociedade em que vive. O lema do Instituto Maria Montessori é “Liberdade, Estímulo e Autodeterminação”.

Desde então vivemos várias lindas histórias, sucessos acadêmicos, alunos em carreiras brilhantes, professores que transformam o ato de educar em algo muito mais abrangente que o antigo quadro negro e funcionários acolhedores, desses que só quem passou por aqui pode explicar como é.

Que venha nosso cinquentenário com muito mais boas histórias para contarmos.